NORDESTE  |  Energia e Meio Ambiente

Governador Flávio Dino se reúne com representantes do Governo Francês

A fim de atrair investimentos e parcerias para projetos de interesses comuns, o governador Flávio Dino recebeu, na tarde da quinta-feira (29), no Palácio dos Leões, autoridades do Governo e da Embaixada da França. A Missão Francesa, formada por representantes do Ministério da Transição Ecológica e Solidária e do Ministério da Coesão dos Territórios da França, aproveitou a passagem pelo Brasil para se reunir com o governador do Maranhão e conhecer mais sobre os programas de Governo e definir possibilidades de parcerias.

“Recebi autoridades do Governo e da Embaixada francesa, em continuidade a diálogos visando à cooperação internacional em favor do Maranhão. Tratamos especialmente sobre ecoturismo, resíduos sólidos e unidades de proteção ambiental”, informou Flávio Dino.

As primeiras tratativas com a Missão Francesa foram feitas por intermédio do secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior, que apresentou os principais ações e programas de Governo para que empresas francesas possam se inserir. A reunião com o governador foi o prosseguimento da tratativa, segundo a conselheira de Desenvolvimento Sustentável do Serviço Econômico da Embaixada da França no Brasil, Françoise Méteyer-Zeldine.

“Agora é a continuidade desse primeiro encontro com o secretário Rubens. A ideia era conhecer mais de perto os projetos do Estado no que diz respeito a meio ambiente, urbanismo, etc. E ver quais são as possibilidades de cooperação entre a França e o Maranhão, também com o consórcio Nordeste, com quem o Ministro de Relações Exteriores assinou um protocolo há três semanas “, explicou Françoise.

Para Rubens Júnior, neste momento em que o país sofre com os avanços das queimadas na região da Amazônia Legal – em que o Maranhão está inserido – parcerias com a França em projetos de desenvolvimento sustentável e fortalecimento do meio ambiente se tornam ainda mais fundamental. 

“Importante diálogo com o governador Flávio Dino, sinalizando que muitas empresas francesas têm interesse em investir no Maranhão, no Consórcio Nordeste e também o Consórcio da Amazônia Legal, diante dessa discussão da Amazônia que é tão evidente nesse momento. Então, isso confirma que o Maranhão está na moda e que vale a pena investir aqui e que novos negócios virão, tudo sob a liderança do governador Flávio Dino”, pontuou Rubens Júnior.

As missões são realizadas pelo Ministério da Transição Ecológica e Solidária e do Ministério da Coesão dos Territórios, que reúnem a pasta de Meio Ambiente e também a de Transportes, Energia, Planejamento Urbano, Habitação e Desenvolvimento Sustentável.

No Brasil, a Missão veio para a Semana do Clima, sediada em Salvador. Na visita ao Maranhão, estiveram, além da representante da Embaixada, Françoise Méteyer-Zeldine, o subdiretor de Relações Internacionais da Direção de Assuntos Europeus e Internacionais, Oliver Robinet, e a responsável pela América Latina da Direção de Assuntos Europeus e Internacionais, Laetitia Lefaure. Na reunião, participaram também os secretários de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), Luís Fernando, e de Meio Ambiente, Rafael Ribeiro.

30 DE SETEMBRO DE 2019

© 2019 por Internacionalização Descentralizada em Foco - IDeF.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone