MUNDO | Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação

"A promoção comercial do Québec no Brasil", por Thais Aun (Diretora interina do Escritório do Québec em São Paulo)

A PROMOÇÃO COMERCIAL DO QUÉBEC NO BRASIL

Escritório da província em São Paulo completa dez anos de atividades

Québec e Brasil desenvolveram uma sólida relação baseada em valores e interesses comuns. Inaugurado em 2008, o Escritório do Québec em São Paulo (BQSP) tem a missão de promover o Québec no Brasil, fomentando as relações econômicas e comerciais e estimulando os intercâmbios políticos, culturais e educacionais.

10 anos do escritorio de Quebec em SP. Foto: International Gouv QC-CA)

O Brasil é o parceiro prioritário para o Québec na América do Sul. Os valores democráticos compartilhados, nossa latinidade, nossos extensos territórios, a importância que atribuímos à cultura e o fato de nos sentirmos diferentes dos outros países dentro dos nossos continentes são alguns dos muitos aspectos em comum que propiciam o desenvolvimento de grandes relações de amizade entre os povos quebequense e brasileiro.

Quebec – Brasil: uma relação em crescimento   

Desde 2008, o Québec possui uma representação oficial no Brasil. As relações são dinâmicas e bem estruturadas, tanto com o governo federal brasileiro quanto com os diversos que desenvolveram laços sólidos com o Québec.

COOPERAÇÃO

Desde 2004, o Québec assinou acordos de cooperação com vários estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O Estado de São Paulo faz parte da Conferência dos Chefes de Governo das Regiões Parceiras, assim como o Governo do Quebec, e teve a oportunidade de receber a Conferência em junho de 2012, contando com a presença do ex-primeiro-ministro do Quebec Jean Charest.am laços sólidos com o Québec.

UNIDOS PELA CULTURA

Brasil e Quebec possuem culturas ricas e diversificadas. Os intercâmbios acontecem nas áreas de circo, artes digitais e visuais, teatro, dança, música, literatura, etc. Muitos artistas do Quebec vem ao Brasil para se apresentar, ano após ano.

ALIADOS NO MEIO AMBIENTE E NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Preocupações com questões sobre a proteção ambiental e a luta contra as mudanças climáticas constituem interesses em comum do Quebec e do Brasil. Com entusiasmo, o Québec participou das Conferências das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro, em 2002 e em 2012.

ECONOMIA: INTERCÂMBIO PARA FORTALECER O CRESCIMENTO

O Brasil é o nono maior parceiro comercial do Quebec – e o segundo maior na América Latina. O Québec representa 45% do comércio bilateral total entre o Canadá e o Brasil em 2017, com transações comerciais entre Quebec-Brasil de aproximadamente CAD 2,9 bilhões. Desde 2008, o BQSP atendeu cerca de 300 empresas quebequenses e realizou aproximadamente 50 missões comerciais de e para o Québec. A estratégia quebequense de exportação 2016-2020 abrange os seguintes setores no Brasil: aeroespacial, saúde, tecnologias da informação e comunicação (TIC), transporte e entretenimento. O Québec confia nos benefícios provenientes da abertura de mercados e do livre comércio. O início das negociações do acordo de Livre Comércio entre o Canadá e os países do MERCOSUL (incluindo o Brasil) representa um importante potencial de oportunidades de negócios para as empresas.  

PARCERIA VOLTADA PARA O FUTURO

“Tenho muito orgulho de poder contribuir para o desenvolvimento das relações entre o Québec e o Brasil. Ao marcarmos dez anos do governo do Quebec neste grande país da América do Sul, lançamos nosso olhar por todo o caminho percorrido pelos que trabalharam no Escritório do Québec em São Paulo, desde a sua criação, e constatamos com muita alegria a importância dos laços que foram construídos ao longo desse tempo. Estes dez anos de colaboração nos permitiram estabelecer a base para o futuro, pois o potencial para intensificar os intercâmbios, principalmente o econômico, continua importante. A abertura das negociações entre o Canadá e os países do MERCOSUL poderá ser uma oportunidade para fortalecer os nossos laços comerciais. Convido você a se juntar a nós no desenvolvimento das cooperações entre o Québec e o Brasil.”

texto de Thais Aun

Diretora interina do Escritório do Québec em São Paulo

www.international.gouv.qc.ca/pt/sao-paulo

Quebecnobrasil (Facebook)

@QuebecBrasil (Twitter)

Referências:

Notícia retirada da Revista Brasil Canadá da Câmara de Comércio Brasil – Canadá, Ed. 75 – Compliance – Novembro/Dezembro 2018

Disponível em: <https://secure.viewer.zmags.com/publication/183531e3#/183531e3/22>. Acesso em: 4 de julho de 2019.

30 DE JUNHO DE 2019

© 2019 por Internacionalização Descentralizada em Foco - IDeF.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone