NORDESTE  |  Pandemia

Pernambuco e Sichuan: estados-irmãos juntos na pandemia

DSC_0057 (1).jpg

por MATHEUS ANDRADE

Integrante do IDeF

13 DE NOVEMBRO DE 2020

No dia 8 de maio, o Consulado geral da China em Recife entregou para o Governo de Pernambuco a doação de 10 mil máscaras cirúrgicas, 1200 máscaras N95 e 200 macacões de proteção médica enviados pela Província Popular de Sichuan, na China. Os equipamentos foram entregues pela Cônsul Yan Yuqing e recebidos pelo governador Paulo Câmara, pelo secretário de Saúde, André Longo e pelo secretário de Educação, Fred Amâncio.

Segundo o Governo do Estado, as doações foram encaminhadas para as unidades de saúde de Pernambuco e esses equipamentos somaram a 16 milhões de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s) enviados para a rede hospitalar.

Recebimento das doações de Sichuan – Fonte: Aluisio Moreira/SE

MAS POR QUE SICHUAN ENVIOU DOAÇÕES PARA PERNAMBUCO?

​O Estado de Pernambuco e a Província Popular de Sichuan são estados-irmãos e estabeleceram relações amigáveis há 28 anos. Segundo a Cônsul-Geral da China em Recife, Yan Yuqing, o governador de Pernambuco e o líder político de Sichuan trocaram mensagens, expressaram condolências e apoio desde o início da pandemia do Covid-19. Apresentando um histórico dos últimos anos, algumas ações de cooperação entre Pernambuco e Sichuan que ocorreram até então provam como essa relação tem sido benéfica para ambas as entidades.

algumas ações de cooperação entre Pernambuco e Sichuan que ocorreram até então provam como essa relação tem sido benéfica para ambas as entidades.

Em novembro de 2018, o Governo de Pernambuco recebeu uma comitiva de 25 integrantes da Província de Sichuan, incluindo a Cônsul Yan Yuqing, o vice-governador da região, Qumu Shiha, e reitores de três universidades chinesas. A missão chinesa teve o objetivo de firmar parcerias nas áreas de educação básica, pesquisa e formação de recursos humanos qualificado (ensino superior e pós-graduação), com possibilidades de intercâmbio de estudantes, pesquisadores e professores, mobilidade acadêmica e parcerias para o desenvolvimento de pesquisas em cooperação.

Ademais, a missão também buscou fechar negócios no setor agropecuário e, ao final da chamada “Conferência de Intercâmbio e Cooperação entre Sichuan e Pernambuco”, foram assinados protocolos de cooperação nas áreas de educação, cooperação acadêmica e agricultura. Dentre eles, vale destacar a cooperação firmada entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Universidade de Sichuan.

Entre 14 e 17 de outubro de 2019, a vice-governadora Luciana Santos, junto aos secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação, de Turismo, e de Desenvolvimento Agrário visitaram a província de Sichuan para participar do “Fórum Internacional dos Governadores dos Estados-Irmãos do Cinturão e Rota”. O evento teve como objetivo fortalecer a política do “Cinturão e Rota” do governo chinês e promover novos aspectos do desenvolvimento nos setores de transporte, economia, comércio e investimentos com os países participantes, mas também fortalecer a parceria existente entre Pernambuco e a província chinesa. A vice- governadora participou do fórum sobre Energia e Infraestrutura, enquanto os secretários participaram de fóruns nas suas áreas afins.

Missão da província chinesa de Sichuan em Pernambuco.

Fonte: SECTI/PE

Luciana Santos e Yan Yuqing em evento na China.

Fonte: Diego Galba.

No ano de 2020, ainda antes do início da pandemia, o governo de Pernambuco concedeu à República Popular da China o “Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco” e, no texto de justificativa, a parceria do estado com Sichuan foi citada várias vezes. Dessa forma, percebe-se a existência de uma longa construção de parcerias e cooperação entre os dois governos e o grande significado que auxiliar seu “estado-irmão” em tempos difíceis como a atual pandemia adquire. A Cônsul declarou confiança nas medidas de prevenção e controle que vem sendo adotadas pelo Governo do Estado e que o Consulado apoia com veemência os esforços anti-epidêmicos que têm sido realizados sob liderança de Paulo Câmara.

Outros aspectos ressaltados foram a assistência que o governo e o povo de Pernambuco têm oferecido aos cidadãos chineses. O Consulado-Geral mostrou que continuará a apoiar o fortalecimento do intercâmbio e a cooperação amistosa em vários setores entre Sichuan e Pernambuco. O governador de Pernambuco expressou sua sincera gratidão ao povo e ao governo de Sichuan pela assistência durante a pandemia e afirmou que esse gesto aprofundou ainda mais essa amizade tradicional e cooperação entre a província e o estado.

O governador de Pernambuco expressou sua sincera gratidão ao povo e ao governo de Sichuan pela assistência durante a pandemia e afirmou que esse gesto aprofundou ainda mais essa amizade tradicional e cooperação entre a província e o estado.

Governador Paulo Câmara e Cônsul geral da China em Recife,

Yan Yuqing – Fonte: Aluisio Moreira/SEI

© 2020 por Internacionalização Descentralizada em Foco - IDeF.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone