BRASIL  |  Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação

A Agência InvesteSP: estratégias de capacitação e atração de investimentos

Por essa e outras razões é que a Agência InvesteSP ­ ­– eleita pela Financial Times como a melhor entidade de suporte ao investidor (2) – foi criada em 2008 visando operacionalizar a internacionalização paulistana, por meio de estratégias e atividades contínuas de atendimento e acompanhamento dos municípios paulistanos no processo de internacionalização.

Ainda que nem todos os municípios brasileiros logrem o porte industrial e produtivo do território paulistano, a necessidade de atração de investimentos estrangeiros para ampliação, diversificação e potencialização da economia local é um caminho que pode ser adotado de forma bem sucedida em diversas localidades. No entanto, para que a atração externa ocorra é necessário que o município possua conhecimento sobre seu próprio território e se capacite a fim de elaborar e manter uma cooperação internacional responsável, bem direcionada e aplicável ao seu território.

Para incentivar os demais municípios brasileiros, o IDeF filtrou algumas informações chaves obtidas na Agência Investe SP para que gestores, academia e a sociedade civil interessada no tema saibam como ocorre a atração de investimentos internacionais no município de São Paulo. As informações aqui dispostas se encontram nos relatórios anuais elaborados pela Diretoria Executiva da Investe São Paulo nos anos de 2016, 2017 e 2018 (3)

Com um alto índice de atração de investimento estrangeiro direto (IED), um polo de serviços financeiros, de tecnologia e de mídia, industrialização avançada, grandes empresas sediadas e mais de 12,8 milhões de habitantes, a cidade de São Paulo é definida como uma cidade global (1), sendo um território estratégico para se produzir e investir.

A InvesteSP surge como Serviço Social Autônomo ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de São Paulo, com sede em São Paulo mas com capacidade de criar filiais e escritórios em outros municípios e países. A InvesteSP, até o momento, auxiliou empresas em 194 projetos nos quais investiram mais de R$ 41,760 bilhões no Estado, gerando mais de 73.347 empregos diretos. Entre os clientes estão grandes empresas como Toyota, Unilever, Mercedes Benz e Embraer. Atualmente, a InvesteSP integra a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimento (Waipa), que conta com 249 agências de promoção de investimentos de 157 países. (4)

As atividades da Agência consistem em: recepcionar delegações estrangeiras, orientar prefeituras, promover o ambiente de negócios e a competitividade do Estado; disponibilizar informações que contribuam para o desenvolvimento do Estado; articular com a Agência de Fomento do Estado de São Paulo - AFESP e outras instituições financiadoras o apoio a programas de desenvolvimento; articular-se com entes públicos e privados, nacionais ou estrangeiros, auxiliar os municípios paulistas no atendimento ao investidor e no desenvolvimento do ambiente de negócios; promover assessoria ambiental, tributária e em infraestrutura aos municípios paulistanos; fornecer gratuitamente informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para os seus negócios

Sérgio Costa, antigo Diretor da InvesteSP ressaltou em entrevista (5) que “é importante que os investidores saibam que seus colaboradores estarão numa cidade onde as coisas funcionam” e, além disso, que os investidores saibam que o projeto de cooperação internacional em questão esteja em consonância com a realidade local, a fim de ser bem aplicado.

A capacitação de municípios é a ferramenta utilizada para orientar os gestores acerca dos melhores instrumentos e métodos para compreender, promover e trabalhar o perfil do município, possibilitando o relacionamento local com o internacional de maneira coerente e eficaz. A capacitação busca ainda orientar o plano diretor e as atribuições dos funcionários locais para a criação de projetos específicos para o município.

A Área das Prefeituras é outra ferramenta elaborada para facilitar o acesso às informações dos municípios pela equipe técnica da Investe São Paulo. Até o presente momento, há 316 municípios cadastrados na Área das Prefeituras.

A Investe SP promove atendimentos por meio ações de capacitação, reuniões individuais na Agência ou eventos organizados pelas prefeituras nas próprias cidades. O foco dessas ações são os prefeitos, secretários, diretores e equipes responsáveis pelas atividades de atração de investimentos no âmbito dos municípios. Por meio dessas atividades, a Investe SP conhece com maior profundidade a estrutura e os benefícios oferecidos pelos municípios para potenciais investidores, bem como a vocação municipal e regional para a atração de atividades econômicas específicas.

 

 

A Investe SP promove atendimentos por meio ações de capacitação, reuniões individuais na Agência ou eventos organizados pelas prefeituras nas próprias cidades.

ATIVIDADES PROMOVIDAS

Por meio da Gerência de Relações Internacionais e Institucionais, a Investe SP auxilia os municípios paulistas na atração de negócios e no atendimento ao investidor, além de receber delegações internacionais e participar de feiras e eventos. Em 2018, a Gerência realizou edições do evento “Encontro Investe São Paulo com Prefeituras e Empresários” em cada uma das regiões administrativas do Estado de São Paulo. Houve a presença de gestores municipais, empresários e representantes de entidades e o objetivo foi apresentar os diversos serviços gratuitos oferecidos por órgãos do Governo do Estado para estimular a economia paulista.

Encontro Investe São Paulo e municípios paulistas para competitividade de 2016. Foto: InvesteSP

Referências

(1) SÃO PAULO é cidade mais influente da América Latina em ranking global. BBC Brasil, 19 de agosto de 2014. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/08/140819_cidade_influente_saopaulo_hb> . Acesso em: 4 de julho de 2019.

(2) INVESTE SP é a melhor agência mundial de atração de investimento. Diário Comércio, Indústria & Serviços, São Paulo, 14 de dezembro de 2018. Disponível em: <https://www.dci.com.br/dci-sp/investe-sp-e-a-melhor-agencia-mundial-de-atrac-o-de-investimento-1.766243>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

(3) AGÊNCIA PAULISTA DE PROMOÇÃO DE INVESTIMENTOS E COMPETITIVIDADE.. Relatórios Anuais. São Paulo. Disponível em: <https://www.investe.sp.gov.br/sobre-a-investe-sp/relatorio-anual/>. Acesso em: 4 de julho de 2019.

(4) EM 2010, Investe SP atrai US$ 966 milhões em investimentos. Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade. São Paulo, 20 de janeiro de 2011. Disponível em: <https://www.investe.sp.gov.br/noticia/em-2010-investe-sp-atrai-us-966-milhoes-em-investimentos/>. Acesso em: 4 de julho de 2019.

(5) PARA AGÊNCIA Investe SP, Mogi das Cruzes reúne potenciais para novos investimentos. Disponível em: <http://pmmc.com.br/noticia/para-agencia-investe-sp-mogi-das-cruzes-reune-potenciais-para-novos-investimentos>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

30 DE JUNHO DE 2019

© 2019 por Internacionalização Descentralizada em Foco - IDeF.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone