MUNDO | Educação e Cultura

O projeto internacional de cooperação escolar entre o Fundo Maiorquino e Madriz (Nicarágua)

O Fundo Maiorquino de Solidariedade e Cooperação é uma organização sem fins lucrativos criada em 1993 como instrumento de coordenação e apoio à cooperação descentralizada praticada em Maiorca. Sua intenção é reunir os esforços de instituições locais e autônomas (como câmaras municipais, conselhos e o governo) em prol da solidariedade e melhoria das condições de vida das pessoas e comunidades dos países do Sul.

Seus recursos econômicos são provenientes de contribuições das prefeituras e administrações parceiras e são utilizados no financiamento de projetos de cooperação e emergência nos países do Sul. O fundo econômico maiorquino deseja continuar a desenvolver sua missão, mantendo e aprimorando sua posição como ponto de referência em cooperação municipal e local para toda a Comunidade Autônoma Espanhola das Ilhas Baleares.

O fundo econômico maiorquino deseja continuar a desenvolver sua missão, mantendo e aprimorando sua posição como ponto de referência em cooperação municipal e local

Um dos projetos de cooperação desenvolvidos pelo Fundo Maiorquino está voltado, há quase 20 anos, para o desenvolvimento da educação em Madriz – um departamento da Nicarágua. No momento, esse modelo de projeto está sendo desenvolvido apenas na Nicarágua, mas a ONG gostaria de implementá-lo em outros países, como o Peru, o Saara Ocidental e Burkina Faso.

Até o momento, 28 escolas nicaraguenses foram selecionadas pela UCOM (Unidad de Concertación y Cooperación Municipalista) e puderam aderir ao projeto de cooperação com Maiorca

Até o momento, 28 escolas nicaraguenses foram selecionadas pela UCOM (Unidad de Concertación y Cooperación Municipalista) e puderam aderir ao projeto de cooperação com Maiorca, que consiste na geminação entre escolas. Esse processo permite aumentar os serviços e melhorar as infraestruturas das escolas em comunidades rurais da Nicarágua.

Em entrevista ao site Platforma, Maryori Martinez, uma das responsáveis pelo projeto, afirmou  “Está sendo criado um modelo educacional que busca garantir um ambiente escolar adequado para o desenvolvimento da educação integral. As escolas se tornam uma parte essencial das sociedades rurais da Nicarágua e contribuem para o seu desenvolvimento, pois envolvem toda a comunidade: estudantes, pais e professores.

Na Nicarágua, há uma porcentagem muito alta de crianças e jovens em idade escolar com dificuldades para acessar educação de qualidade, com baixo desempenho acadêmico e professores com baixa formação. Além disso, é evidente a deterioração da infraestrutura dos centros educacionais da região. Portanto, a manutenção desse projeto de cooperação é fundamental para o país, que possui uma taxa de analfabetismo superior a 30% – ademais, estima-se que 49% das crianças nas áreas rurais sequer chegam à quinta série do ensino fundamental.

Na Nicarágua, há uma porcentagem muito alta de crianças e jovens em idade escolar com dificuldades para acessar educação de qualidade, com baixo desempenho acadêmico e professores com baixa formação

O abandono escolar é um dos principais problemas do sistema educacional da Nicarágua e está diretamente relacionado a causas econômicas e sociais. A necessidade das famílias de colocarem as crianças para exercerem atividade laboral afeta diretamente a frequência escolar. Diante disso, o Fundo Maiorquino acredita que é importante focar em projetos que promovam o desenvolvimento da comunidade por meio da educação e de intercâmbios.

O projeto oferece atividades relacionadas à conscientização sobre as limitações da pobreza no Sul e as possibilidades de cooperação com o Norte, promovendo o intercâmbio cultural entre os povos e contribuindo para melhorar as condições mínimas necessárias para o aprendizado

O projeto de cooperação com as escolas de Madriz oferece atividades relacionadas à conscientização sobre as limitações da pobreza no Sul e as possibilidades de cooperação com o Norte, promovendo o intercâmbio cultural entre os povos e contribuindo para melhorar as condições mínimas necessárias para o aprendizado de crianças, adolescentes e jovens em nove centros educacionais. O projeto beneficiou 659 alunos do ensino fundamental e 793 do ensino médio e 260 professores, por meio da reciclagem do corpo docente e pequenas melhorias na infraestrutura escolar.

Durante a implementação desse projeto, inicialmente foram realizadas assembleias com representantes dos centros participantes de Madriz e vários outros eventos, como uma oficina para a capacitação de professores do ensino infantil, fundamental e médio, um encontro pedagógico para aprendizagem compartilhada e um workshop sobre a aprendizagem de matemática, linguagem e literatura.

Em relação aos pequenos investimentos nos centros de ensino, foi realizada uma reunião com os professores e membros do comitê escolar de cada centro, que propuseram ações que consideravam prioritárias em cada caso. Foram realizadas as seguintes intervenções, que beneficiaram um total de 1.385 alunos: entrega de material para telhados, calçadas, paredes, e material didático e instrumentos musicais ou equipamentos de som.

Atualmente, o Fundo Maiorquino está dando continuidade ao projeto em Madriz, buscando aprimorar a educação como um elemento estratégico na luta contra a pobreza e com um papel fundamental na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A nova fase se concentrará em três temas: intercâmbio cultural sobre as diferentes realidades de desenvolvimento, com a participação de diversas escolas espanholas; formação de professores por meio de reuniões pedagógicas para promover projetos educacionais vinculados aos ODS; melhoria da infraestrutura escolar por meio de pequenos investimentos em 11 centros educacionais da Nicarágua. Esse projeto beneficiará 2.879 alunos, 1.050 deles do ensino fundamental, 1.569 do ensino médio e 360 professores de 11 centros educacionais dos municípios de Telpaneca, Totogalpa e Las Sabanas.

O Fundo Maiorquino está dando continuidade ao projeto em Madriz, buscando aprimorar a educação como um elemento estratégico na luta contra

a pobreza e com um

papel fundamental na consecução dos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O reconhecimento da escola como um elemento fundamental ao desenvolvimento da comunidade é um desafio, mas os cidadãos de Maiorca e Madriz já estão conscientes de que a escola é o local ideal para promover a participação e fortalecer uma cultura democrática de respeito e cooperação. A educação é capaz de mudar atitudes e práticas essenciais ao bem-estar das pessoas. Através dos esforços coletivos maiorquinos, um ambiente escolar seguro e saudável é promovido em Madriz, de maneira a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Referências:

FONS. Cooperació amb centres educatius de Madriz. Fons Mallorquí de Solidaritat i Cooperació. Disponível em: <https://www.fonsmallorqui.org/ca/cooperacio/nicaragua/2017-2019-cooperacio-entre-centres-educatius-de-mallorca-i-de-nicaragua/cooperacio-amb-centres-educatius-de-madriz/148/27/99>  Acesso em 04 set. 2019.

FONS. Promoció de l'educació en tres municipis de Madriz i intercanvis amb Mallorca. Disponível em: <https://www.fonsmallorqui.org/ca/cooperacio/nicaragua/2017-2019-cooperacio-entre-centres-educatius-de-mallorca-i-de-nicaragua/promocio-de-leducacio-en-tres-municipis-de-madriz-i-intercanvis-amb-mallorca/148/27/155> Acesso em 04 set. 2019

FONS. Educació en valors i transformació social als centres educatius de Madriz. Disponível em: <https://www.fonsmallorqui.org/ca/cooperacio/nicaragua/2017-2019-cooperacio-entre-centres-educatius-de-mallorca-i-de-nicaragua/educacio-en-valors-i-transformacio-social-als-centres-educatius-de-madriz/148/27/128%3E Acesso em 04 set. 2019

PLATFORMA. Fons Mallorquí’s school cooperation projects foster community development. Platforma local and regional international action. Disponível em: <http://platforma-dev.eu/the-importance-of-school-for-the-development-of-nicaraguan-communities/?term=education> Acesso em 04 set. 2019

30 DE AGOSTO DE 2019

© 2019 por Internacionalização Descentralizada em Foco - IDeF.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone