MUNDO | Energia e Meio Ambiente

Os estados de Telangana (Índia) e de Nova Jersey (EUA) cooperam para promover a tecnologia limpa

30 DE SETEMBRO DE 2019

O governo da província indiana de Telangana e o governo estadual de Nova Jersey, nos Estados Unidos, assinaram um acordo de parceria visando a promoção de tecnologias limpas, comércio, educação e oportunidades de negócios para benefício mútuo. O Secretário-Chefe de Telangana, S.K. Joshi, assinou o pacto com o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, em 18 de Setembro de 2019 na cidade de Hyderabad, no Sul da Índia.

Na ocasião, o Sr. Murphy afirmou que está em contato com várias delegações governamentais e empresariais, que consideram o momento muito favorável para ampliar as colaborações nas áreas de tecnologia da informação, ciências da vida, energia limpa, ensino superior, turismo e outras. Os desafios energéticos que vêm surgindo podem ser superados por meio da parceria entre os dois estados, disse ele. "Ambos os estados são líderes na implantação de energia solar em telhados, com Nova Jersey sendo um dos pioneiros e Telangana recentemente sendo classificado como o segundo melhor estado da Índia em termos de implantação de energia solar em telhados", ressaltou.

O Estado de Telangana tem um vasto potencial solar estimado em 20,41 GW e um potencial de energia eólica de 4,2 GW. Possui capacidade instalada total de 4.036 MW de energia renovável, incluindo energia solar em 3.583 MW e energia eólica de 128 MW, além da contribuição de outras fontes de energia renovável, informou o Presidente do Conselho das Câmaras de Comércio do Sul da Índia, Rajiv Reddy.

Telaganda tem adotado projetos descentralizados de instalação solar, em oposição ao modelo de parque solar e tem encorajado outros projetos em mais de 180 locais. "O governo incentivou programas de eficiência energética e o uso de lâmpadas LED, o que levou a uma economia substancial de ₹ 53.000 crore em 2017-18 (o equivalente a 530 bilhões de rupias indianas) e contribuiu para reduzir em 108,28 milhões de toneladas de emissão de carbono", disse Rajeev Singh, diretor geral da Câmara de Comércio Indiana.

O acordo foi assinado como parte da 'Iniciativa Urbana e Estadual dos EUA-Índia', liderada pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), com sede em Washington DC, para reforçar a cooperação em tecnologia limpa entre as duas regiões.

© 2019 por Internacionalização Descentralizada em Foco - IDeF.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone